Fonte: Galileu
Há maneiras mais naturais de driblar as consequências da idade do que aqueles cremes caríssimos com partículas de metais preciosos. Segundo novas pesquisas, alguns alimentos podem essenciais na missão “fonte da juventude”. Que tal dar uma olhadinha nessa lista?
VEJA TAMBÉM: “Lavar bem as mãos e alimentos ajuda a prevenir a hepatite A”
1 – Batata doce pode manter a pele firme
Fontes de cobre, a batata doce pode ajudar na produção de colágeno, essencial para evitar rugas. Mas cuidado para não comer esse tipo de batata frita, por que assim fica mais difícil de aproveitar as vantagens nutricionais do alimento. Dica: o alimento para aproveitar só o que ele tem de melhor!
2 – Frutas vermelhas e seus antioxidantes
Outra boa dica para manter a pele lisa – e o cérebro jovem – está em uma substância chamada antocianina, responsável pela bela coloração de frutas como morangos, framboesas, amoras e uvas. Segundo pesquisa, esse antioxidante foi capaz de manter o cérebro de ratos laboratório com menores taxas de toxinas.
3 – Feijões para o coração
FEIJÃO PARA O CORAÇÃO! (FOTO: REPRODUÇÃO)
As fibras e as proteínas dos feijões são ótimas para o coração, enquanto a vitamina B pode ser ótima na redução de inflamações na pele.
4 – Aveia (sem açaí)
AVEIA NA VEIA? NÃO… MAS PODE SER UMA BOA PARA A SUA SAÚDE (FOTO: REPRODUÇÃO)
A aveia é ótima para a pele, cabelos e unhas. As vitaminas presentes nela ainda são capazes de “calibrar” o sistema nervoso, e suas fibras que são ótimas para o sistema digestivo!
5 – Leite no lugar do Sol?
Segundo uma pesquisa realizada em 2007, a vitamina D (normalmente adquirida com a exposição ao Sol) é capaz de melhorar a qualidade do nosso DNA nas células. Isso pode fazer com que o processo de envelhecimento desacelere, até mesmo ajudando a evitar doenças que são contraídas nessa fase da vida. E onde entra o leite? Ele é capaz de substituir aqueles minutinhos no Sol, pelo menos na questão do suprimento de vitamina D.
6 – Curry contra o Alzheimer?
Usada na Índia há muito tempo para o tratamento de doenças como câncer de mama, cirrose e hemorroidas, o curry pode ser uma opção para o tratamento do Alzheimer. Pesquisadores encontraram componentes na especiaria que podem ajudar na ação contra as toxinas da doença.
7 – Sardinhas e anchovas são uma boa aposta
Apenas encontrado em peixes, o Omega-3 pode ser um ótimo componente natural a agir contra o envelhecimento do cérebro. Além de tudo, sardinhas e anchovas são conhecidas por concentrarem quantidades menores de mercúrio, um problema muito comum no salmão, por exemplo.
8 – Chocolates!!! Mas apenas aqueles com grande quantidade de cacau…
Infelizmente, nem todo chocolate faz bem para saúde. Aliás, é o cacau que faz e não o doce que, normalmente, encontramos por aí! #Chateado. A verdade é que, segundo pesquisas, o alimento é capaz de diminuir o risco de pressão alta e doenças cardiovasculares. Mas a recomendação é de que chocolates com porcentagem mínima de 75% de cacau possam realmente ser efetivos, já que os outros possuem muita gordura e açúcar.
9 – Gorduras “saudáveis” podem ajudar seu coração
Comidas como óleo de azeite e amendoins podem ajudá-lo a viver melhor. Segundo pesquisa, pessoas que comem esses alimentos possuem menores chances de sofrer doenças cardiovasculares. A dica de sempre? Não exagere e aproveite – ainda mais – aquele bom amendoim.
10 – Espinafre!
Mais competente do que nós – e o Popeye – imaginávamos, o espinafre está cheio de bons nutrientes. Vitaminas, ferro, luteína e zeaxantina são alguns dos principais componentes. Eles são capazes de fortalecer os ossos, melhorar sua visão e até mesmo diminuir seriamente os riscos de catarata.